sábado, 18 de junho de 2016

O corpo é uma propriedade privada?


O corpo é uma propriedade, mas apenas se alguém é privado dessa propriedade faz sentido dizer que ele se torna uma propriedade privada. A privação do corpo é a coerção de ter que comprar o corpo, o que só seria possível se outro o priva para aliená-lo, vendê-lo.  Então, somente se os corpos forem alienados, apenas se forem objetos de compra e venda, os corpos são propriedades privadas. E como o corpo inclui o cérebro, a capacidade de pensar e de decidir, a venda do corpo significa também a venda da fonte da capacidade de pensar e de decidir. Consequentemente, uma vez que o corpo se torna propriedade privada, ele é incapaz de se vender, mas é vendido por outro corpo que pensa e decide: trata-se da relação entre senhor e escravo.


O capitalismo (o comercial, pré-industrial) durante séculos se baseou na escravidão para acumular capital. Porém, dado que comprar e manter um patrimônio de escravos era caríssimo e, tal como hoje a propriedade de animais, acarretava custos com alimentação, saúde, procriação, moradia etc, ter escravos se revelou cada vez menos lucrativo e menos competitivo no mercado mundial. Nesse momento, lucrativo não é mais ter a propriedade de alguém, mas usar esse alguém para descartá-lo sem custos no mesmo instante em que esse alguém não se revelar mais lucrativo, por exemplo, se ficar doente, cansado, entediado, rebelde etc.

Então, o capitalismo se transformou, e deixou de se basear na venda/compra do corpo (e, com ele, da mente) para se basear na alienação das capacidades práticas do corpo e da mente (compra/venda de força de trabalho em troca do salário), que assim são prontamente usadas, gastas para serem instantaneamente descartadas no olho da rua quando se mostrarem "improdutivas": trata-se do trabalho assalariado, em que se baseia o capitalismo industrial, que dominou o mundo, e inclui hoje os "serviços", pois estes já são baseados no trabalho assalariado e não mais na servidão (daí "serviços") da criadagem.

Enquanto anteriormente o que era objeto de compra e venda se limitava a coisas prontas e corpos nascidos, agora se torna  objeto de compra e venda algo muito mais fundamental: a própria energia potencial global da sociedade que cria e transforma coisas e corpos, a própria capacidade de transformar o mundo e os seres humanos. Essa energia social potencial  global só é alienável, vendável, se seus "proprietários" forem privados de suas condições de atuar e existir autonomamente, isto é, enquanto essas condições (os meios de vida e de produção) são propriedade privada. E então, impotentes como indivíduos, eles só podem  atuar e existir se venderem e alienarem suas próprias capacidades em troca de dinheiro. O dinheiro, desse modo, se torna equivalente a essa energia potencial prática global da sociedade; e quanto mais dinheiro alguém possuir, mais poder ele tem sobre os outros, e mais dinheiro pode obter ao pô-los para trabalhar, para que transformem o mundo num mundo que lhes é cada vez mais privado, alienado, estranho, desumano, policiado, murado, cercado, violento, brutal e indiferente...

Humanaesfera, junho de 2016

Veja também os textos: 
Propriedade privada, substância do Estado

Propriedade privada, escassez e democracia

Contra a metafísica da escassez, copiosidade prática




Indústria têxtil

6 comentários:

  1. Que texto maravilhoso! Muito obrigado por isso.

    ResponderExcluir
  2. En el video el FUTURO DE BRASIL, militares con tantas medallas en el pecho que no consiguen ni caminar, 100 generales para cada Soldado, un Brasil que será gobernado por un UN PRESIDENTE QUE ES AL MISMO TIEMPO REY Y EMPERADOR DE LA ETERNIDAD DE CUATRO AÑOS QUE NUNCA TERMINAN y, Una corona de marajares, y los religios, las iglesias, , enseñando el PROBRE a tomar el rayo láser de .RAIO LASER, MASER DIRECTAMENTE DE SATÉLITE, V2K, ARMAS DE ENERGÍA DIRECTA, TELEPATÍA SINTÉTICA DE ESCLAVOS DEL IMPERIO IMPLANTES DE MICROCHIP para el DELEITE DE LA RELIGIÓN Y DE LA IGLESIA bajo el mando del DIOS CAPILALISMO! ¡Así lo hicieron en el Pasado Y HOY HACEN EN BRASIL. https://www.facebook.com/mmunduruku/videos/529872600772168/?t=47 Assistam no vídeo o FUTURO DO BRASIL, militares com tantas medalhas no peito que não conseguem nem caminhar, 100 generais para cada Soldado, um Brasil que será governado por um PRESIDENTE IMPERADOR REI, votado por 4 anos para SENTAR NO TRONO IGUAL A UM IMPERADOR e UMA CORTE DE MARAJÁS, e os RELIGIOSOS, AS IGREJAS, SERVINDO E ABENÇOANDO O TRONO DO PRESIDENTE REI IMPERADOR, ensinando o PROBRE E O HUMILDE A TOMAR RAIO LASER TIRO DE ARMA DE ENERIGIA DIRETA, V2K, TELEPATIA SINTÉTICA direto na bunda e servirem na CONDIÇÃO DE ESCRAVOS DO IMPÉRIO para o DELEITE DA RELIGIÃO E DA IGREJA sob o comando do DEUS CAPILALISMO! Assim fizeram no Passado e, hoje, ESTÃO FAZENDO NO BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. não faz sentido , a teoria de auto propriedade se baseia na excasses de recursos , o Corpo é Excasso e tem um dono , dizer q ele só pode ser uma Propriedade só se eu privar ele de alguém é completamente sem sentido , se eu fosse Dono de toda Comida Do Mundo e Quisesse distribuir a Comida para todos então no caso a comida nao seria de minha propriedade já que eu não estaria privando ela ? Propriedade Privada é o Direito de Uso Exclusivo sobre algo OU Seja o Direito de Privar ou Não a Posse de algo a alguém .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo é escasso? Escasso para quem? Você percebe as consequências escravocratas dessa ideia?

      Excluir
    2. Veja bem, ele não disse que o corpo não é uma propriedade, e sim que não é uma propriedade privada, por ninguém estar sendo privado dele, para escrever esse texto mesmo estando distante eu tenho que me fazer presente de alguma forma.

      Excluir

.